Como é fazer um safári no Addo Elephant Park?

Addo Elephant Park - Safári

Enfim, o último post sobre a viagem para a África do Sul (apesar de termos continuado a viagem rumo a Joanesburgo e Limpopo depois do safári)! Já adianto: o safári no Addo Elephant Park é uma das experiências mais incríveis que alguém pode ter na vida.

Recapitulando: Port Elizabeth foi a nossa parada final na Garden Route e também o ponto de partida para o tão esperado safári na África do Sul. E ali, a 72km de Port Elizabeth, está o Addo Elephant Park – que, como o nome diz, é praticamente um santuário de elefantes!

Seguimos para o parque com o carro que alugamos na Cidade do Cabo e, durante o dia, fizemos safári com ele mesmo – ponto forte: a autonomia é muito maior do que um passeio de 4×4, por exemplo.

O safári com carro próprio, no entanto, não substitui a versão feita com carro 4×4 oferecida pelo parque – e daqui a pouco eu conto o porquê. Abaixo, separei os momentos mais incríveis dessa jornada pela vida selvagem africana. Vem comigo!

1. Safári no Addo Elephant Park, na África do Sul: os elefantes são protagonistas

Criado em 1931 para salvar 11 elefantes da extinção, o Addo Elephant Park é o terceiro maior parque da África do Sul. Quanto aos elefantes… Bem, eles se multiplicaram e hoje já são mais de 350. Sinal de que o trabalho está sendo bem feito em um país que, infelizmente, ainda sofre com a caça ilegal de elefantes para a venda de marfim.

Safari - Elefantes do Addo Elephant Park
O Addo é deles!

É por isso mesmo que esses animais são um dos pontos altos do passeio: os elefantes podem ser vistos em grupo, sozinhos e, muitas vezes, compartilhando um water hole com outros animais. Em alguns momentos, os elefantes até se aproximam do carro – e a sensação, juro, é indescritível. Mas, melhor manter distância… Apesar de acostumados com a presença humana, eles ainda são animais selvagens, certo?

2. A expectativa é um tempero especial

Safári é o tipo de passeio temperado com incertezas. Você nunca sabe o que encontrará no caminho e tudo depende da equação tempo + sorte. Viajamos em outubro e, quando fizemos o safári, o dia estava quente e nublado. Quanto aos animais, do BIG 5 (os cinco animais mais difíceis de serem caçados pelo homem) apenas não avistamos o leopardo! O rinoceronte negro foi tímido e marcou sua presença bem, beeem de longe – por isso, binóculos, câmeras superzoom ou SLR com lentes 75-300mm devem estar na bolsa para o passeio.

zebras no Addo Elephant Park -Safári
Elas estão em todo o lugar!

Acordamos cedinho, antes do nascer do sol, e partimos rumo a entrada do parque. São 75km de estradas em área protegida – que também abriga algumas paradas de descanso para pique-nique. O horário é fator importante em um safári: é no pôr-do-sol ou à noite, por exemplo, quando o rinoceronte preto e os búfalos são mais facilmente avistados. Cada espécie possui seus próprios hábitos e, por isso, para uma experiência mais completa inclua passeios em diferentes faixas de horário – pela manhã beeem cedo, no pôr do sol e à noite.

Safári no Addo Elephant Park
Spotted: animal de chifres torcidos (a.k.a. cudo) se alimenta na savana

Safári no Addo Elephant Park com carro alugado

Pretende visitar o parque em veículo próprio? Então será necessária uma autorização que custa pouco mais de 15 dólares. Autorização ok e com o mapa das estradas em mãos, percorremos o parque por quase oito horas. Tarefa fácil quando há tanto o que ver! O tempo passou voando e eu me sentia uma criança na espera do próximo animal incrível que apareceria em nossa frente. Assim como os elefantes, as zebras são onipresentes na maior parte do parque e tem lá seu charme.

Timão - Safári na África - Addo Park
Hakuna Matata!

Os olhos devem estar sempre atentos a qualquer movimento! Encantada mesmo eu fiquei com os suricates. Simpáticos, eles são pequeninos e discretos. Para avistá-los enquanto sobem e descem no meio da vegetação rasteira é preciso ter olhos de lince. Entre hienas, leões e javalis você perceberá que existe muito de O Rei Leão em um safári – sério! É o tipo de experiência para se ter em diferentes fases da vida. Uma viagem para ser feita com amigos, família estilo caravana, com o namorado… Já disse que a África do Sul é apaixonante, né? Então.

3. Os animais estão em seu habitat natural

Toda viagem carrega um tanto de responsabilidade social. Sempre é bom lembrar que o turismo influencia diretamente na cultura, economia e natureza de um lugar. E assim como o nosso lindo-porém-problemático Brasil, a África do Sul é um país que sofre com suas inúmeras questões sociais e ambientais.

Pumba - Safári na África - Addo Park
Nice to see ya, Pumba

Por isso, quando você inclui em seu roteiro um passeio no Zoo Lujan, na Argentina, por exemplo, você está escolhendo financiar um tipo de turismo que explora animais deixando-os em jaulas e, ao que tudo indica, dopa animais selvagens para que os visitantes possam tirar suas  ~corajosas~ (porém covardes, vamos combinar) selfies. O quão descolado isso é? Você decide. Mas quando o assunto é vida animal, eu prefiro que meu rico dinheirinho vá para instituições de preservação ou santuários.

Beware of Lions - Addo Park
Beware of lions: coragem, tem que ter corageeeem!

Como disse, o Addo é um parque que funciona como santuário de elefantes e tem cumprido muito bem sua tarefa de proteger essas espécies. Como visitante, o bônus também é alto! Diferentemente de um zoo onde os animais estão fora de contexto, no safári os animais estão em seu habitat natural e, por isso, suas relações dentro da natureza também são uma atração à parte. Ser atacado por um leão, claro, é uma possibilidade.

4. O safári noturno é um espetáculo a parte

No safári noturno, que só pode ser realizado em veículos do parque e com guias, essas relações animais ficaram mais evidentes para nós.

Durante o dia, por exemplo, vimos um avestruz fêmea chocando um ovo. À noite, o ovo estava abandonado. Oportunidade perfeita para que um chacal rolasse pela vegetação tentando quebrá-lo! Mas o animal não teve êxito e, no dia seguinte, a avestruz fêmea já estava novamente cumprindo seu papel. É bom ressaltar que: 1. a avestruz fêmea costuma chocar o ovo durante o dia e o macho durante a noite; 2. o comportamento animal pode ser muito parecido com o comportamento humano, né?

Também avistamos uma lebre, um leão rodeado por fêmeas e uma in-fi-ni-da-de de búfalos.

5. Onde se hospedar no Addo Elephant Park: os lodges dentro do parque são incríveis

Churrasco na África do Sul
braai + vinho tinto é muito amor

Nos hospedamos dentro do parque, em uma forest cabin. A casinha de madeira abrigava duas camas de solteiro, banheiro com chuveiro quente (<3), forninho elétrico, utensílios domésticos (como panela, pratos e talheres) e uma churrasqueira do lado de fora. Há diversas opções de hospedagem dentro do parque: cottages, chalets, guest houses, áreas para motorhome e camping, por exemplo.

Como reservar hospedagem no Addo Elephant Park

Você pode fazer a reserva online acessando o site dos Parques Nacionais da África do Sul. Aqui você terá uma lista completinha dos tipos de hospedagem disponíveis e preços dentro do Addo Elephant Park.

A nossa estada de dois dias no parque foi uma delícia! Apesar de o Addo possuir um bom restaurante, havíamos levado carne de avestruz para o braai (churrasco ao ar livre tradicional entre os sul-africanos), vegetais para uma saladinha grega e vinho tinto diretamente de Stellenbosch para regar belamente a refeição.

zebra - addo elephant park

Uma das coisas mais legais de se hospedar dentro do parque é que, durante a noite, os animais fazem barulho e você fica ali, refletindo sobre imensidão, beleza e sorte… Dormir com o som dos animais da savana é uma experiência maravilhosa e, na minha breve história de vida, só pode ser comparada a dormir ao lado da cachoeira aos pés de Machu Picchu, em Águas Calientes.

Se você tiver a chance de fazer um safári no Addo Elephant Park, eu recomendo de olhos fechados e coração aberto: vá!

Veja também outros posts sobre a viagem para a África do Sul:
+Cidade do Cabo para visitar e se encantar!
Garden Route, a road trip inesquecível pela África do Sul

Você também poderá gostar de...

40 comments

  1. Africa do Sul esta na minha lista <3

    Mas até em Igarapava tem zebra.. HAHAHAHAH
    Brincadeira :P Deve ser INCRIVEL safari! :)

    Como sempre nao tem como nao curtir seu post :)

  2. Uau deve ser uma viagem incrível! Eu sou meio (muito) medrosa então fico imaginando que pode dar alguma coisa errada e um elefante atacar a gente ou uma onça correr atrás de mim rs.

    Os suricatos parecem ser muito fofinhos e engraçadinhos! As zebras também parecem bem simpáticas rs

  3. Que experiência maravilhosa. Sério, deve ser incrível demais, e você conseguiu compartilhar com a gente um pouco disso tudo por meio do post. Eu também acho que devemos ser conscientes. Eu não gosto de apoiar zoos, e é legal mesmo ir em um passeio como esse, em que os animais estão no habitat deles (deve ser emocionante também, né? eu acho que ia ficar com um pouquinho de medo, hehe!).
    Amei muito as fotos.

  4. Que experiência incrível! Já faz um bom tempo que estou louca pra visitar a Africa do Sul e com certeza absoluta fazer um Safari está na lista de desejos… amei as fotos, os animais são lindos! parabéns pelo artigo.

  5. Mariana, irei para Africa do Sul em Julho 2017. Vi seu comentário acerca das acomodações em ADDO ELEPHANT PARK. Seria possível me informar qual nome do lodge que você indica? Ou que ficou?
    Estaremos na região Sul pois passaremos em Porto Elizabeth e estaremos de carro alugado.

    Grata

    Elaine.

    1. Olá, Elaine! Ficamos em uma forest cabin, essas casinhas de madeira dentro do parque Addo. Eles possuem diversos tipos de acomodação, mas esse era o que melhor se encaixava com o que procurávamos. Nossa casinha de madeira era equipada com duas camas, mesa, além de um armário com utensílios de cozinha, kettle, torradeira, forno e um banheiro com chuveiro de água quente (a ducha era uma delícia!). Do lado de fora, cada cabana ainda possuía uma churrasqueira para braai. As cabanas possuem uma cozinha comunitária onde é possível lavar os itens de cozinha.

      A forest cabin que reservamos foi essa aqui.

      Fizemos compras em um supermercado em Port Elizabeth e não consumimos quase nada dentro do parque, que possui restaurante e uma loja de souvenirs.

  6. O tanto que eu sonho com uma viagem à Africa do Sul! <3
    Acho que eu iria me emocionar muito de poder ver esses animais assim na vida selvagem, deve ser um momento muito único!

  7. Eu adorei tudo isso Mariana, e principalmente a maneira como você descreve e aborda toda a experiência que deve ter sido mesmo incrível! Fiquei muito interessada e você menciona um ponto de fato relevante: visitando os animais em seu habitat natural estamos à mercê do acaso, da natureza e isso torna tudo bem mais saboroso! :) bj

    1. Com certeza, Ana! Adoro viajar sem roteiro e flertar com o inesperado. Para quem é assim também, não existe passeio melhor que um safári! A natureza ali, acontecendo maravilhosamente na sua frente, enquanto você só observa. É incrível! :)

  8. Fiquei animada com seu post! Gostaria de ir à África do Sul para fazer Cape Town e Rota Jardim, mas não sabia que no Addo tinha mais do que elefantes! A pergunta então é: dá pra riscar o Kruger da lista e ficar só nessa região?

    1. Marcia, estávamos na mesma dúvida e acho que a experiência foi bem completa no Addo, viu? Apesar disso, o Addo tem suas falhas: não tem impalas nem girafas, por exemplo. Em contrapartida, não faltam elefantes e búfalos – e você ficará impressionada com a grandiosidade desses animais. Enfim, não é um parque tão completo como o Kruger, mas tem localização bem mais acessível para quem viaja pela Garden Route, né? Por isso optamos por incluí-lo em nosso roteiro. Em seguida, ficamos alguns dias em Joanesburgo e na casa de uma amiga em Limpopo e, apesar de não ter vontade de voltar para Joanesburgo, Limpopo vale muito a viagem. Então, na próxima ida a África do Sul ou Zimbábue, quem sabe visitaremos o Kruger. Quero muito voltar para a África e incluir outros parques do Quênia e Zimbábue, que dizem ter a vida selvagem ainda melhor preservada.

  9. Que experiência incrível! Sempre tive vontade de fazer um safari, principalmente para ver os elefantes africanos (so conheço de perto os asiáticos) e os leões!

    1. Tina, com certeza visitar os elefantes em um parque como o Addo Park te dará uma nova percepção desses bichos. É maravilhoso ser só um observador enquanto percebe como as relações na natureza são complexas e cada um tem o seu papel. A gente perde muito quando visita um animal enjaulado!

  10. Mariana, essa é a viagem dos meus sonhos pra fazer com meus filhos. Estávamos planejando para julho desse ano, mas meu filho do meio está no ano do vestibular, só terá 10 dias de férias, ficaria muito corrido. Mas na primeira oportunidade iremos, quero muito estar com eles num safári, eles adoram esse tipo de passeio. Suas dicas estão ótimas.

    1. Ai, que delícia, Cynara! Quero muito voltar lá com meus pais e com meus futuros filhos!
      É maravilhoso perceber a natureza de outra maneira… Mais selvagem e com o distanciamento de quem só observa, sem interferir no que está acontecendo. Tenho certeza de que será uma experiência inesquecível para toda sua família. Minhas melhores lembranças são as viagens que fiz com meus pais e avós! <3

  11. tai um negocio que quero riscar da minha bucketlist! safaris sao incriveis para ver a natureza super de pertinho e como ela deveria ser (na teoria pelo menos ne hauehae ja q eles devem ver varios carros e turistas seguidos mas blz) uma imersao completa!!

  12. Que post mais lindo e que veio em um momento super especial para mim: daqui 1 semana estarei na África – Quênia, e farei meu primeiro safári! Fiquei encantada com as suas fotos e relatos e quero muito poder conhecer a África do Sul o quanto antes! Acho que não dá para enjoar desse contato com a natureza nunquinha… Btw, tb sou da sua opinião de não financiar bichos confinados ;) Beijo grande!

  13. MEU SONHO! Sério, se eu pudesse escolher qualquer viagem pra fazer agora, seria essa! Espero poder realizar esse sonho em breve e fazer uma viagem completinha com tudo que tem direito, como você descreveu ai! Adorei!

  14. que aventura Mariana, eu que fiz só o safari de um dia fiquei enlouquecida com aquele lugar e queria morar lá, como são lindos os animais de perto! E obrigada por me ajudar no planejamento da minha viagem <3

  15. Gente, que passeio emocionante! Sabe que eu adoro animais, mas ultimamente estou bastante contrária a atrações que exploram animais – como o Seaworld, que um dia tanto me encantou com seus shows – por causa da crueldade por trás. Dito isso, deve ser uma experiência absurdamente fantástica fazer um safari (na África do Sul!) e poder ver a natureza como ela é, os animais em seu habitat natural, sem nenhuma interferência nefasta do homem. Que sonho de viagem, parabéns <3

  16. Me senti num filme antigo vendo esse post, imaginando que eu estava desbravando a África selvagem, tirando essas fotos espetaculares – numa máquina analógica e filme de 36 poses :) Emoção pura, quero isso pra minha vida!

  17. Post incrível, amei que tem cabines pra dormir. Deve ser I-N-C-R-Í-V-E-L dormir ouvindo os animais, que experiência maravilhosa você teve. Quero realizar esse sonho um dia ♥

  18. Olá, Mariana.

    Estou pesquisando sobre as hospedagens no Addo e fiquei com uma dúvida. Também estou querendo reservar o forest cabin, porém o estacionamento fica próximo a entrada principal ou podemos ir com o carro até os quartos? Você chegou a utilizar a piscina do local? Estou pensando em fazer um game drive de manhã e outro a noite.

    Agradeço as dicas.

    Martha.

    1. Olá, Martha! Tudo bem?

      Existe uma área pertinho das cabanas onde é possível estacionar o carro, sim – você não tem que deixá-lo na entrada! :)

      Sinceramente, não utilizamos a piscina do local porque não tivemos tempo – e eu acho que ela não estava em boas condições, viu? Parecia que precisava de uma bela manutenção – mas isso já faz um tempo, então talvez a situação esteja diferente!
      Eu super recomendo você fazer game drives em horários diferentes. Aliás, o tour noturno com guia é BEM legal! Deu para ver os leões de pertinho e os hábitos dos animais são completamente diferentes durante a noite. Vimos uma raposa tentando “roubar” o ovo de um avestruz, por exemplo, e descobrimos que o avestruz macho deveria estar tomando conta do ovo – na manhã seguinte, a fêmea, estava lá, firme e forte. Aproveite a viagem! Você vai adorar, tenho certeza. :)

  19. Olá Mariana, tudo bem?
    Gostaria de reservar uma forest Cabin e fazer 2 dias
    de safari com aqueles carros abertos, porém não encontro
    informações sobre como contratar esses passeios, quanto
    tempo duram, etc! Consigo fazer isso la no dia ou tenho
    que reservar antes? Sabes me explicar como funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.