Cidadania italiana: passo a passo para o reconhecimento

Cidadania italiana: passo a passo para conquistar o passaporte europeu

Neta de italiana, no final de 2014 decidi que era hora de reconhecer a cidadania italiana. Questão de orgulho para a nonna e também de portas que se abririam com o passaporte bordô  – como uma melhor qualidade de vida em cidades mais seguras (aqui eu conto sobre o custo de vida em Rimini, na Itália – com tabela de gastos!) e a possibilidade de fazer um master pagando as taxas para cidadão europeu (mais baixas que para um estrangeiro), por exemplo.

Pois bem, eu sabia que o processo de reconhecimento de cidadania era um pouco burocrático e não estava disposta a pagar pelos serviços de uma assessoria. Para piorar: o processo tem fama tão aterrorizante que o pessoal costuma chamar de saga por causa das dificuldades que aparecem no caminho.

Recentemente, eu descobri que a saga para um mestrado na Itália é muito mais complicada do que reconhecer a própria cidadania – mas isso é assunto para outro post. Para quem quer entrar na saga também, aqui vai o meu relato! Pre-pa-ra porque o post é grande. haha

+ Você também poderá se interessar pelo post Quanto custa viver na Itália? 

AFINAL, QUEM TEM DIREITO À CIDADANIA ITALIANA?

A cidadania italiana não possui limites de gerações. Ou seja, se você possui algum ascendente italiano, provavelmente você também tem direito à cidadania. Eu digo provavelmente porque há dois casos muito comuns em que é preciso ter atenção:

  1. Existe mulher na sua linha de ascendentes? Para ter direito ao reconhecimento pela via administrativa, o filho dela deve ter nascido após 1948. O filho nasceu antes? Calma, nem tudo está perdido: nesse caso há a possibilidade de entrar com o pedido de reconhecimento na justiça italiana. Há um grupo no Facebook que dá dicas só para esse tipo de caso.
  2. Se o seu antenato (ancestral italiano que vai te passar a cidadania) é trentino.

COMO RECONHECER A CIDADANIA ITALIANA?

duas formas para fazer o reconhecimento: no consulado italiano no Brasil, onde dependendo do estado pode levar mais de dez anos até a conclusão do processo, ou fixando residência em um comune (município) na Itália, o que leva, em média, três meses. Optei pela segunda opção.

A MINHA HISTÓRIA

Quer um conselho? Aprenda com os meus erros. Você vai ver que foram muitos.

PRIMEIRA PARTE: BRASIL

1. JUNTAR OS DOCUMENTOS

É preciso ter todas as certidões de nascimento e casamento suas até o seu antenato. Alguns comunes cobram também certidões de óbito – então é preciso se informar diretamente com o lugar onde fará o processo. O primeiro passo foi conseguir a certidão de nascimento da minha avó no comune em que ela nasceu lá na Itália – já que eu já sabia onde estavam todas as outras certidões.

Também emiti todas as certidões brasileiras em inteiro teor e comparei detalhadamente datas e grafias de nomes de cada uma. Erros em datas geralmente não são aceitos pelos comunes, enquanto erros ortográficos são discutíveis e devem ser verificados com o setor do comune que fará o seu processo. No meu caso, constatei vários erros ortográficos não comprometedores, tipo minha bisa Thereza que virou Teresa e meu biso Giuseppe  que virou José.

2. LEGALIZAÇÃO NO ERESP

Todas as certidões brasileiras, que eram do estado de São Paulo, deveriam ser legalizados pelo Eresp. Mas  eu dei azar (lógico!) e o Eresp decidiu mudar de endereço bem nessa época. Resultado: minha irmã, coitada, pegou um ônibus até Brasília para legalizar meus documentos diretamente no Ministério das Relações Exteriores. Há despachantes que fazem esse tipo de serviço, mas caso você more em São Paulo fique feliz em saber que o Eresp já voltou a funcionar normalmente! Ufa.

3. TRADUÇÃO PARA O ITALIANO

Para o consulado italiano de São Paulo as traduções não precisam ser feitas por um tradutor juramentado. Optei por fazer mesmo assim, já que apesar de mais caras, os tradutores são reconhecidos pelo órgão e, bom, melhor precavir (tradutores também erram, viu?!).  Mandei os documentos traduzidos para o responsável pelo meu processo na Itália e ele disse que estava tudo ok.

4.1 TENTATIVAS DE AGENDAMENTO NO CONSULADO

Bem, então no começo de janeiro e eu já estava com todas as traduções feitas. Só faltava legalizá-las no consulado italiano e embarcar para a Itália em março.  ATENÇÃO: a legalização consular era necessária antes da Convenção de Haia. Hoje essa legalização foi substituída pelo apostilamento (veja mais abaixo).

Continuando…
Tinha dois meses para fazer a legalização consular. Tempo de sobra, certo? ERRADO. Fui para a Itália e voltei sem conseguir o tal do agendamento. O método de agendamento mudou TRÊS VEZES enquanto eu tentava agendar. Durante seis meses, entrei todos os dias no site do consulado de São Paulo à 0h de Roma, como manda o figurino. Não rolou.

Então, meu pai, que morava em Recife há mais de um ano e é o filho da italiana, foi até o Consulado em Pernambuco e perguntou se os documentos poderiam ser legalizados lá. A funcionária disse que sim, contanto que eu apresentasse traduções de um tradutor reconhecido por aquele consulado e eu estivesse presencialmente lá.

Voltei da Itália para São Paulo e, com esperança do fim da saga brasileira, fui até Recife. Lá, o atendimento é agendado via e-mail – que, por acaso, eles não respondem nunca. Fui três vezes pessoalmente, até ela me dizer que os meus documentos pessoais deveriam ser emitidos em Pernambuco.

Mudei meu título de eleitor, tentei abrir conta em banco. Depois, ela disse que os documentos deveriam ser traduzidos por um tradutor de Pernambuco. Depois de traduzidos, então a funcionária chamada Paula (um beijo para você) disse que EU deveria morar há mais de um ano em Recife para ter esse direito.

Gastei MUITO dinheiro e tempo porque a funcionária passou informações erradas o tempo todo. Voltei para São Paulo. Entrei no grupo Cidadania Área Livre, no Facebook, e lá o pessoal costuma avisar quando vagas são abertas. Certo dia, enquanto mexia no celular e tomava banho ao mesmo tempo (olha o nível de desespero!) PLIM um ser humano bem especial do grupo avisou que o Consulado abriu vagas fora do horário de sempre. Consegui o agendamento depois de seis meses e alguns milhares de quilômetros rodados – e muitas dilmas a menos!

4.2 LEGALIZAÇÃO NO CONSULADO ITALIANO

Cheguei no Consulado às 7h10 da manhã e a fila já era grande. Meu agendamento estava marcado para às 11h. Mas depois de 20 minutos fui atendida! Levei um comprovante de endereço em meu nome. Também aproveitei para tirar o Codice Fiscale, o CPF italiano, e queimei uma etapa a ser feita na Itália. Paguei com o cartão de débito, mas… OPS!

O funcionário achou um erro de data em uma das certidões.

Erro que nem eu, nem a tradutora, nem o funcionário do comune vimos! Então o cônsul deixou que eu voltasse outro dia, sem ter que enfrentar o agendamento novamente, com a certidão correta e uma nova tradução, para o consulado legalizar o documento.

MAIS GASTOS! Tive que discutir com o cartório localizado a quase 500km de distância de São Paulo, porque o erro de digitação foi deles (a data escrita por extenso era diferente da data em numeral). Novo documento, nova legalização no Eresp, nova tradução para o italiano e nova legalização no Consultado. Mas depois, enfim, eu estava pronta para ir para a Itália! A saga então muda de cenário e continua no bel paese.

ATUALIZAÇÃO: A LEGALIZAÇÃO CONSULAR FOI SUBSTITUÍDA PELO APOSTILAMENTO!

Se você está no processo de busca e legalização dos documentos, provavelmente já leu sobre a Apostila de Haia, um acordo entre os países signatários que facilita o reconhecimento de documentos públicos no exterior. Sabe aquele sufoco que eu passei tentando agendar a legalização no consulado italiano? Isso não existe mais.

O Brasil assinou o acordo e desde o dia 14 de agosto de 2016 a legalização de documentos para reconhecimento da cidadania italiana na Itália deixou de ser feita no consulado italiano no Brasil e passou a ser feita em cartórios específicos das capitais de cada estado. Devem ser apostilados o documento original e sua versão juramentada, ok? Mais: o preço do apostilamento varia de estado para estado.

SEGUNDA FASE: RECONHECER A CIDADANIA NA ITÁLIA SEM ASSESSORIA

A segunda fase do reconhecimento da cidadania italiana não é mais fácil do que a primeira, acredite. A burocracia italiana é um caos e cada comune/oficial do comune enxerga a lei de uma maneira. O segredo de passar por essa etapa sem traumas (se você for fazer sem a ajuda de uma assessoria, claro) é ter conhecimentos em língua italiana intermediária e conhecer MUITO bem as leis – e ter todas as leis impressas, porque, acredite, você terá que argumentar com os oficiais o tempo todo.

Para reconhecer a cidadania italiana na Itália, você deve ser residente no país (mesmo que por apenas três meses). Eu fiz o processo em Trento e fiquei na casa de tios, por isso não tive que negociar com o dono do imóvel para ceder documentos.

Esse passo a passo diz respeito a Trento mas, como eu disse, cada comune faz como quer.

Minha irmã também reconheceu a cidadania italiana em Trento e mesmo assim o processo dela foi diferente. Em outras palavras: cada pessoa, um perrengue. Ah, a vida: essa coisa bonita.

1. CIDADANIA ITALIANA E A DECLARAÇÃO DE PRESENÇA

Se você não entrou na Europa pela Itália (eu entrei por Madrid), e, portanto, não possui o carimbo italiano no passaporte,  o primeiro passo é fazer em até 48 horas a declaração de presença na Questura (delegacia). Em Trento, ela também é feita no Ufficio Cinforme (um escritório de apoio aos imigrantes que te ajuda até a preencher o Permesso di Soggiorno, permissão para ficar na Itália se o processo excede os 3 meses permitidos por lei para turistas!).

Leve passaporte original, seguro saúde (eu levei o CDAM, um seguro saúde para brasileiros válido por um ano em território italiano), a carta de hospitalidade e comprovação de meios financeiros.

2. CESSIONE DI FABBRICATO

É um documento preenchido pelo proprietário do imóvel que deve ser feito na Questura em até 48 horas. E é importantíssimo para o pedido de residência.

3. PEDIDO DE RESIDÊNCIA

É uma das partes mais complicadas no processo de reconhecimento de cidadania na Itália. O pedido de residência deve ser feito em até 7 dias da sua chegada na Itália, mas quanto antes melhor! Leve ao comune (prefeitura) a cessione di fabricatto, contrato de aluguel (se possuir), passaporte com carimbo ou a declaração de presença, cópia de identidade do proprietário.

Talvez nessa parte você tenha que discutir um pouco e até leve um chá de cadeira. Mas, lembre-se: esteja com as leis impressas em mãos. E fique tranquilo, italianos gritam mesmo… Não leve para o lado pessoal o mau humor alheio. Depois dessa etapa, você deverá aguardar o vigile (policial) passar na sua residência e confirmá-la para que seja feita a próxima etapa do processo.

4. VISITA DO VIGILE

O vigile passou duas semanas depois, em uma terça-feira de manhã. Fez perguntas como: “quantos cômodos a casa possui?”, “quantas pessoas moram aqui?”, “qual o motivo de você ter se mudado para cá?” e “como você se sustenta?”. A melhor resposta: a verdade.

Em menos de 15 minutos, ele foi embora. Agora, era só aguardar a confirmação da residência (alguns comunes aceitam receber os documentos para o processo de reconhecimento de cidadania italiana sem a confirmação de residência, mas esse não é o caso de Trento).

5. A ENTREGA DOS DOCUMENTOS NO COMUNE

Trento possui um setor especialmente voltado para o reconhecimento de cidadania italiana.
1.Isso significa que alguns oficiais só trabalham com reconhecimento.
2.Mas isso não significa que eles conheçam as leis. Sério.

Demorou algumas semanas para que um oficial aceitasse me atender. Quando me atenderam, olharam todos os documentos e pediram uma nova certidão de nascimento da minha avó. Fui até o comune de nascimento dela, a 150km, e lá me informaram que quem deveria ter feito o pedido diretamente era o oficial de Trento.

Com todos os documentos em mãos, a oficial de Trento pediu 15 dias para analisar meus papéis. Eu ia visitá-la uma vez por semana e ela sempre dizia que não tinha notícias para me dar. Três dias antes de expirar meus três meses como turista, gastei cerca de 160 euros para fazer o permesso di soggiorno. Dois dias depois ela me ligou e disse que eu deveria passar no Comune para assinar os documentos (o Consulado Italiano já havia enviado a mancata di non rinuncia e o síndaco já havia assinado meus documentos). Gastei 160 euros à toa.

Traduzindo…
Mancata di non rinuncia: a carta que o Consulado Italiano Geral no Brasil envia ao comune informando que nem você nem seus antepassados renunciaram a cidadania italiana.
Síndaco: tem a mesma função que um prefeito no Comune.

cidadaniaitaliana_RG_159

6. ENFIM, RG E PASSAPORTE ITALIANO

Para fazer o RG é muito simples. Caso você opte pela carteira de identidade eletrônica, você deve ligar no Comune e marcar uma data. Eles tiram a foto na hora e o documento também fica pronto em poucos minutos. Custa 25 euros. Há a opção do RG em papel e que custa 5 euros, mas ela não é bem vista nos aeroportos europeus, porque é fácil de falsificar. Um primo teve problemas com ela em um aeroporto alemão, por exemplo.

Já para tirar o passaporte em Trento foi outra saga. As vagas só existem para daqui alguns meses e o agendamento é como no Consulado Italiano em SP: pela internet. Rata de perrengue que sou, entrei de madrugada e consegui a vaga de um desistente para dali 15 dias.

Quanto custa o passaporte italiano?

Paguei a taxa administrativa na Posta (cerca de 43 euro), comprei por cerca de 74 euro a marca da bollo (selo vendido nas tabacarias) e levei os documentos (duas fotos e cópia do RG italiano) na Questura. Em outros quinze dias o passaporte estava pronto. A validade do passaporte é de 10 anos.

Resumindo: meu processo na Itália durou cerca de três meses e a única coisa que eu pensei quando acabou foi AFFE MARIA.

Se você pretende entrar na saga, eu sugiro entrar no grupo Cidadania Italiana – Área Livre.

É claro que nesse texto há muitas lacunas, porque o reconhecimento é um processo complexo e que, dependendo da história da sua família, você tem direito ou não. É difícil? É. Caro? Ô. Mas não é impossível.

Você também poderá gostar de...

58 comments

  1. Até onde eu sei, não tenho descendência italiana então nem teria a possibilidade de conseguir dupla cidadania, mas te confesso que fiquei aterrorizada só de ler o post, imagina tendo que fazer tudo isso?
    Sério, eu achei quase missão impossível. Mas deve valer muito a pena, né?
    Vou ficar esperando uma próxima postagem falando sobre o mestrado. Fiquei super curiosa.

    Beijos,
    Bi.

    http://www.naogostodeunicornios.com

    1. hahaha Bianca, acho que lendo assim parece muito pior do que é. Na verdade, eu pensei algumas vezes em desistir, sim… Mas já tinha colocado tempo e dinheiro demais nessa ideia para deixar isso dar errado. E é ação-reação. O problema aparece, a gente resolve. Água mole em pedra dura… Já sabe, né? hahaha

      E o mestrado ainda estou no perrengue. Provavelmente só postarei algo ano que vem. Mas já sei que o segredo é persistência :) No final, vale muito a pena!

  2. Boas dicas, tenho pesquisado bastante sobre como fazer a dupla cidadania italiana, meu biso Hermenegildo que virou Gildo no Brasil é nosso antenato e nasceu em Treviso. Eu não conheci meu biso e quando decidi ver se tinha direito meu avô já havia falecido, então tive de questionar os mais velhos da família e nada tirei deles mas, enfim, achei a família no livro de imigração italiana. Já chequei se o biso se naturalizou brasuca e deu negativo. Minha bisa tbm é filha de italianos mas ela cai na regra do nascimento do filho (1948). Eu pretendo fazer isso em breve, também quero ver como está a conversão de Haia, não sei se o tratado está ok ou não. Uma pergunta, crê que seja essencial falar fluente italiano? Sei muito pouco e compreendo bem pouco, só o que ouvia dos meus avós.

    Sei que as assessorias cobram muito caro e pior combram em euro, lembro que qse fiz o processo ano passado mas desisti por causa do preço e tbm pq tinha de ajustar algumas certidões no Brasil.

    Bom, gostei do post, um amigo mandou-me o link no what’s app.

    Bom. Valeu mesmo pelas dicas.
    Abrs.
    Hernane.

    1. Também achei minha família no livro de imigração. Incrível como esse processo faz a gente mais consciente da nossa própria história, né? Nossas dificuldades nesse processo nem chegam perto do que nossos antepassados passaram mudando de país com tantas incertezas. Acho que reconhecer a cidadania é questão dessa busca por quem nós somos.

      Eu não esperaria Haia também, porque acredito que isso possa complicar um pouco. Enfim, tudo é especulação, né? E como todo processo de mudança é um pouco confuso, pode ser que você tenha que enfrentar oficiais mais confusos ainda.

      Sobre falar italiano fluente, acho que não é preciso não. Meu italiano é intermediário. Estude o básico pela internet (tem muitos cursos bons online e gratuitos!). Você vai ver que vai aprender muito mais na prática :)

      Coragem, porque é difícil mas é super possível! Preste atenção em cada passo, se planeje que, quando você se der conta, já estará com o passaporte em mãos. E se precisar de alguma ajuda que esteja ao meu alcance, estamos aí! o/

    1. Nique, se eu fosse você entraria o quanto antes na fila do Consulado, uma vez que você só terá que apresentar os documentos quando eles chamarem – o que pode levar anos.

      Beijo!

  3. ADOREI seu blog! to passeando em todos os seus posts…que fotos lindasss!
    E esse da cidadania ate me identifiquei…meu marido tem, acabei de conseguir para o filho e agora vou eu a luta!

    bjosss

  4. É complicado mesmo. Estou torcendo para conseguir fazer a cirurgia logo!

    Verdade. Aquela máscara vale muito a pena! Achei perfeita para o dia a dia.

    Tenho descendência italiana e adoraria ter cidadania. Mas é burocrático demais… Me dá preguiça, sabe?! hahaha! E o dinheiro é bem alto para o meu pobre bolso! :(

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

  5. Sempre soube que é bem burocratico mesmo. Acho que os primos da minha mae estão tentando, já ate foram para a Italia algumas vezes. Vou esperar ver se eles conseguem porque acho que depois ficara mais facil, ja que eles ja terao os papeis necessarios.
    Beijos

  6. Meu marido vive me dizendo que devo ir atras da minha cidadania italiana, e eu respondo que um dia vejo isso, mas agora que sei o grau de dificuldade, descrencei um pouco! Você saberia me dizer se eu tenho direito: minha avó materna nasceu em Treviso mas não temos documentos dela. Minha mãe nasceu em 1933. Ah, e parabéns pelo post e boa sorte em sua jornada!

  7. Olha eu até tinha vontade de ir atrás da cidadania, só por aquela história de ter. Mas me falaram a mesma coisa, que é uma saga e blabla, confesso que desanimei, ainda mais por não ter nenhum propósito. E convenhamos, é bem caro mesmo hein. Mas quem sabe um dia… E fico muito feliz por você ter conseguido! Amei a postagem. Um beijo grande ♡

  8. meudeus, fiquei nervosa e cansada só de ler! hahaha queria muito tirar a minha, não tenho intenção de morar lá, mas queria essa facilidade de poder transitar em varios países tendo um passaporte bordô. meu vô sempre diz, entrar na fila como europeu no aeroporto é bem menos tenso do que na ouuuutra fila hahah.
    sou neta de italiano! meus bisavós sao italianos, mas meu avô mesmo se mudando pro brasil, ele não mudou de nome, nem tirou rg brasileiro, ele continua como italiano mesmo até hoje hahahaha isso torna mais facil?
    na italia meus dois tios e primo moram lá, então a documentação ta simples, só falta traduzir os meus, e entrar na fila. isso?

    uma duvida. só consigo ter o passaporte, provando que moro lá?
    beijinhos

  9. Mari, como vc conseguiu a certidão de nascimento da Italia? Quero começar a organizar o processo para me mudar para a Italia, mas preciso fazer sozinha tb. Não tenho ideia de como conseguir o documento de lá.

  10. Oi Mariana. E para quem já possui a cidadania feita no Brasil…fica tudo mais fácil mesmo? Estou me organizando para morar na Itália no final do ano.

    1. Olá, Cláudia! Tudo bem?

      Fica mais fácil sim, com certeza. Mas você já tem uma ideia de qual função vai exercer por lá? Pesquise bem sobre localização, mercado de trabalho da região que pretende morar, cursos e validação de diploma e tenha suficiente dinheiro guardado, porque a Itália vive tempos de crise e encontrar trabalho por lá não é uma tarefa muito fácil.

      Um beijo!

  11. Oi, Mari, não sabia dessa sua saga! Cheguei aqui pesquisando se a comune de Trento seria uma boa opção para dar entrada no processo de cidadania. O que você me diz? Não vai ser o único critério que vou adotar, mas um deles é o de não ser uma comune muito populosa, mas ainda assim ter certa estrutura. Estive em Trento a passeio e adorei a cidade, principalmente por ser perto das montanhas. Alguma dica em especial?

    1. Olá, Marcia! Eu gostei MUITO do comune de Trento. É um comune relativamente grande e com poucos brasileiros fazendo o processo. Quando fiz o meu, havia apenas uma argentina reconhecendo a cidadania por ascendência. Minha irmã também não teve problema ao usar minha pasta seis meses depois – ela só teve que entregar uma nova certidão do antenato. Sem contar que o Comune possui uma pessoa que fica responsável apenas por esse tipo de processo e ela conhece bem o trâmite – o que não é realidade em muitos comunes. Vá com todos os documentos certinhos que não tem erro – eles são muito corretos. Eles também possuem o Ufficio Cinforme de atendimento aos imigrantes onde todas as dúvidas sobre documentação podem ser sanadas – lá, um dos oficiais se chama Antonio e fala português. É uma mão na roda! Sem contar que Trento é uma cidade linda, pertinho das cidades de montanhas tão, tão encantadoras! Moraria de novo lá fácil, fácil :)

        1. Olá, Marcia! Tudo depende do Comune. Então, no seu lugar, eu primeiramente entraria em contato com o Comune e perguntaria qual o passo a passo para fazer a declaração de residência. Sei que alguns Comunes aceitam declaração de residência em hospedarias, por exemplo. Se eu não me engano, é o caso de Bassano del Grappa. Mas o dono da hospedaria ou do imóvel tem que aceitar que seja declarada a residência ali – e isso às vezes é um pouco difícil para contratos de curto prazo ou para estrangeiros sem histórico. É sim possível pelo Airbnb, mas não é todo mundo que faz – ou seja, você vai ter que negociar isso diretamente com o proprietário do imóvel.

  12. Oi adorei o seu post, estou no processo, ja juntamos todas as certidões intero teor e vamos mandar para o tradutor juramentado, existe mais algum processo a ser feito apos isso?
    Vamos fazer na Itália tbm, pois estamos nos mudando, e iremos precisar!
    Valeu pela ajuda Grazie!

    1. Srs. Gostaria de saber se quem já tem a cidadania, já possui uma pasta no consulado, os patentes que desejarem a cidadania, precisam apresentar toda a documentação.. desde do bisavô.. ou somente as certidões que faltam na linha sucessora?
      Obrigado desde já!

  13. Oi adorei o seu post, estou no processo, ja juntamos todas as certidões intero teor e vamos mandar para o tradutor juramentado, existe mais algum processo a ser feito apos isso?
    Vamos fazer na Itália tbm, pois estamos nos mudando, e iremos precisar!
    Valeu pela ajuda Grazie!

      1. Juh,

        Não sei onde você mora, mas em Santa Catarina é um dos lugares mais baratos para apostilamento em média R$35,00 a lauda. As vezes dependendo do lugar que você mora, vale a pena.

        Eu moro em Curitiba, então vou acabar fazendo em Joinville.

        1. Oh, isso é bem verdade!

          Estou aplicando para mestrado e tive que correr atrás da declaração de valor. Decidi apostilar meus documentos da faculdade em um cartório do Rio de Janeiro porque eram quase metade do preço de SP! :D

    1. Larissa, eu perguntaria para eles, mas um primo estará na Itália em novembro para fazer o processo também e, infelizmente, eles só tem um quarto extra.
      Mas se eu fosse você tentaria nos grupos de aluguel no Facebook! Sempre tem opções de quarto para estudantes que são mais baratos e você não terá que alugar uma casa inteira. Acho melhor do que tentar alugar com imobiliária, porque as taxas são realmente altas. Você só precisa tomar conta que o proprietário faça seu registro no comune.

  14. Olá, tudo bem ? Você sabe me dizer se os documentos tem algum tipo de validade ? Documentos do meu avô demorou seis meses para chegar ao Brasil não sei se posso usar eles agora Obrigado

    1. Olá, Ana! A certidão da minha avó, meu antenato italiano, tinha mais de um ano e o comune pediu para eu pedir uma nova para dar entrada no processo. Mas isso acho que varia de comune para comune. A boa notícia é que você estando na Itália para dar entrada no processo é mais fácil de conseguir uma nova.

  15. Oi!
    Tudo bem?
    Estou querendo ir com meu tio e minha mãe, nesse caso você sabe se poderíamos dar entrada em conjunto ou cada um precisa de um processo diferente?
    Obrigada!!

    1. Olá, Nathalia! Tudo bem?

      Eu acho que vocês podem sim entrar com a mesma pasta de documentos se fizerem o processo juntos. Mas, como na Itália cada comune tem suas próprias regras, eu checaria com o oficial responsável pelo reconhecimento no Comune escolhido! Não custa nada mandar um e-mail para eles perguntando, né? Melhor ter tudo confirmado por escrito, sempre! :)

      Beijo!

  16. oie meus tataravós maternos são italianos mais não sei de que parte da Itália alguns dizem que vieram de verona e no certidão só aparece imigrantes italianos , sera que eu consigo mesmo assim ? e por fazer tanto tempo que ele morreram tenho direitos ?

    1. Camila, depende. A priori tem direitos sim, mas depende de uma série de fatores como, por exemplo, de que parte da Itália eles vieram e de qual data nasceram. Minha avó é da província de Verona também! <3
      Se eu fosse você daria uma lida no SagaBook. Ele explica direitinho quais casos não é possível reconhecer a cidadania italiana. :)

      Um beijo!

  17. Olá,Mariana. Li todo o seu post e fiquei impressionada com a sua boa vontade em responder a todos com tanta paciência. Espero,que a sua experiência,tão bem explicada aqui,possa ajudar os meus filhos. Espero,do fundo de meu coração,que você consiga o que tanto almeja na saga 2. Valeu!!!

    1. Olá, Márcia! Que bom que passou parte do seu tempinho aqui lendo o post e comentários. Sei como é desgastante essa fase e quanto mais gente compartilhando experiências melhor, né? Espero que dê tudo certo com os seus filhos. Se precisar de alguma ajuda, só chamar! :) Beijo

  18. Boa tarde Mariana,

    Gostaria de saber se você faz assessoria para a comprovação de residência na Itália, bem como o acompanhamento junto às autoridades italianas para a obtenção da cidadania italiana. Tenho todos os documentos italianis e brasileiros.

    Obrigado

    1. Olá, Elizabeth! Acho que o que mais pega da saga é o emocional, pq é muito investimento de tempo e dinheiro e a gente não tem certeza se vai dar certo. Só esperei a Non Rinuncia do Consulado de SP, e ela foi bem rápida – demorou cerca de 15 dias. O comune que demorou para atualizar meu status! :)

  19. Mariana, tenho uma dúvida, você disse que pagou o permesso di soggiorno e depois viu que não precisava. Quanto tempo a mais isso te deu? Porque como você disse ainda teria que esperar o passaporte, mas sem saber ao certo que data seria, certo?

    1. Olá, Hannane! Tudo bem? Teoricamente, o permesso di soggiorno me daria a possibilidade de ficar na Itália legalmente até o fim do processo de reconhecimento da cidadania. No meu caso, o a finalização do processo de reconhecimento aconteceu dentro dos três meses de turista, por isso o permesso teoricamente não seria necessário. Em outras palavras: assim que eu fui reconhecida italiana, já com a cédula de identidade do país, o permesso não era mais necessário. Não importa a data em que eu tiraria o passaporte, porque o passaporte é um documento solicitado apenas em países fora da União Europeia. Você pode ser italiana sem passaporte italiano, assim como pode ser brasileira sem passaporte brasileiro.

  20. Amei seu post! Mega interessante. Estou iniciando minha saga, mas faltam muitos passos pelo que vi aqui. Mas como vc disse é difícil mas não impossível. Keep in touch!

  21. Amei seu post! Mega interessante. Estou iniciando minha saga, mas faltam muitos passos pelo que vi aqui. Mas como vc disse é difícil mas não impossível. Keep in touch! Quando puder post mais coisas sobre a cidadania.

    1. Que bom saber que você gostou, Liana! O processo de reconhecimento da cidadania italiana pode ser um pouco oneroso, mas definitivamente vale a pena! Espero que você consiga o seu passaporte vermelho em breve! Foco em cada passo que você chegará lá antes do que imagina! <3 E pode deixar que postarei mais sobre cidadania italina por aqui sim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.