Como mudar a vida em noventa dias

Jane Birkin - como mudar de vida em noventa dias

Viajar por mais de um ano faz a gente ter noção do que precisa de verdade. Pasta de dente, escova, desodorante são itens básicos. Algumas peças de roupa e um sapato confortável são essenciais. Do outro lado, o creminho antirrugas é luxo, mas de vez em quando a gente merece. Vestido preto é bom ter para usar em ocasiões especiais…

Mas é só depois de carregar malas cheias – e pesadíssimas – que a gente percebe o quanto ter um monte de coisas pode ser um peso e não a solução. Nesse tempo à deriva por aí, também percebi a importância de planejar e ter metas – desenvolvi até uma certa ansiedade sempre que pensava no próximo passo. Viajando, também entendi que tempo de qualidade é a chave para uma vida saudável e realizada. Por isso, decidi estabelecer os passos para os próximos noventa dias.

Mudar a vida em noventa dias: será que dá?

Cheguei na semana passada em São Paulo para visitar a família e preparar os próximos passos da viagem – ou, melhor dizendo, da vida. Vou passar três meses por aqui e isso significa que voltei para a minha zona de conforto. Por enquanto, comprar pãozinho no mercado deixou de ser aventura. E isso pode ser bom!

Faz pouco tempo que voltei para meu antigo lar, mas já percebi que mudei muito. Eu era acumuladora – só isso explica a quantidade de livros, revistas, roupas e sapatos no meu quarto. Produtos para cabelo, esmalte e perfume… A lista é infinita. Definitivamente, não cabem mais a velha e a nova Mariana no mesmo lugar. Os sonhos cresceram e eu preciso de espaço para eles. Sinto muito, cacarecos!

O método CANVAS Pessoal (ou Business Model You)

Utilizar métodos de organização (e visualização de planos!) como bullet journal pode te ajudar a tirar sonhos do papel. O bullet journal consiste na técnica de anotar em um diário listas bem simplificadas do que você pretende fazer no dia a dia. Deixa a rotina organizada e faz de você uma pessoa mais eficiente. Mas, enquanto o bullet journal me ajuda no dia a dia, o método CANVAS dá o tom para metas pessoais ousadas.

O que é o CANVAS Pessoal?

Na hora de montar um negócio, uma das técnicas utilizadas para enxergar o futuro a curto, médio e longo prazo da empresa é usar uma folha de papel para escrever os objetivos e desafios. Na vida pessoal, também é possível aplicar o método CANVAS. Basicamente, ele consiste em dividir uma folha de papel nos blocos abaixo e responder algumas perguntas.

1. Recursos principais: quem é você?
O que você tem? Quais são os seus talentos? Do que você gosta? O que você sabe fazer?

2. Atividades-chave
O que você faz? Qual é o seu diferencial em relação aos outros? Quais são suas atividades favoritas?

3. Segmento de Clientes
Quem você gostaria de ajudar? Quem você ajuda?

4. Proposta de valor
Como você ajuda os outros? Como você contribui para os outros?

5. Canais
Como as pessoas te conhecem? Como você ajuda o outro? Como as pessoas sabem quem é você?

6. Relacionamento com clientes
Como você interage? Como você se relaciona ou comunica com as pessoas que você ajuda?

7. Parcerias principais
Quem te ajuda? Com quem você trabalha? Quem apoia você?

8. Fonte de receitas e benefícios
O que você ganha? O que ganha em troca ajudando os outros?

9. Estrutura de custos
O que você dá? Do que você vai abrir mão (tempo, energia, conhecimento, etc.) para ajudar?

Montei meu CANVAS. E agora?

A partir daí você deve destacar os pontos fortes e trabalhar os pontos fracos. Parece meio vago lendo assim, é verdade. Mas coloque no papel o seu maior sonho. Depois, enumere os passos que deve seguir para chegar lá – e também tudo aquilo que deve abrir mão. Com tudo isso na folha, você poderá identificar os pontos falhos e minimizar os riscos.

Por meio do CANVAS eu percebi qual a minha principal meta a longo prazo e, a partir de então, estabeleci pequenas metas que devem ser cumpridas até eu chegar lá. O mestrado e o trabalho voluntário são algumas delas.

Se quiser saber mais sobre o CANVAS, dê uma olhada no material que a Academia Sebrae preparou, que explica bem o método.

Livros feministas - Simone de Beauvoir, Chimamanda e Virginia Wolf
Literatura feminista: Beauvoir, Wolf e Adichie, as eleitas de novembro

90 dias: Lista de metas a curto prazo

Preparei uma lista de coisas para ler-fazer-conhecer nos próximos noventa dias. Após preparar meu CANVAS pessoal com metas para curto, médio e longo prazo, eu cheguei a conclusão de que a lista abaixo são as metas que devem ser executadas nesse período. Também é uma maneira de incluir novos hábitos e deixar minha rotina mais interessante.

Saúde

– Correr meia-maratona
Detox à vista! Uma semana sem carne vermelha por mês
– Aprender um novo esporte – SUP ou surfe, provavelmente!
Substituir doces por frutas
– Praticar yoga

Work, work, work!

– Superar o primeiro nível de alemão
– Participar do workshop de fotografia
– Fazer o IELTs
– Fazer cursos de gestão e moda para turbinar o currículo
– Criar meu plano de negócios – ou pelo menos o CANVAS

Dinheiro

– Começar a investir 50% do que eu ganho
– Aumentar minha receita

Novas experiências

– Fazer trabalho voluntário em empoderamento feminino
– Conhecer uma nova cidade perto de São Paulo
Customizar um móvel de madeira
– Pintar o quarto
– Organizar trabalho voluntário na Índia
– Dirigir
– Assistir um filme clássico por semana
– Ler um livro clássico por semana
– Ler sobre o budismo e conhecer um templo

Consumo

– Doar roupas
– Vender algumas peças para brechó
– Vender livros e revistas para sebos
– Recuperar acessórios e peças de roupa
que são, guess what, passíveis de recuperação

 

Menos é mais!

 

Você também poderá gostar de...

20 comments

  1. Uau Mari sua lista é hard! rs Não sei se eu conseguiria.

    Não conhecia o CANVAS. Achei bem interessante, te ajuda sempre a lembrar da razão de você estar fazendo aquilo. Vou fazer porque me perdi do meu foco inicial de 1 ano atrás…

    bjaoo

  2. Oi, Mariana, cheguei aqui através do Bloggers Out and About. Nossa, deve ser um desafio ser jornalista de beleza e se propor ao desapego…. Menina, fiquei cansada só de olhar sua lista ahaha. Mas listas nos impulsionam, não é verdade? Muito legais as dicas. Abraços

  3. Oi Mari, tudo bem?
    Antes de tudo, parabéns pelo blog.
    Adorei o post, muito bem escrito e bastante motivador e até desafiador eu diria.
    Não conhecia o método Canvas, mas achei bastante, na verdade, MUITO interessante!
    Realmente com planejamento conseguimos “usar” muito mais o nosso dia a dia.
    Sua lista está enorme hehe Espero que consiga concluir tudo e depois nos contar como foi tudo isso, claro! =)

    Ps: tem post novo no blog amore!

    Beijos
    Amanda Z.
    http://www.amandazulai.com.br

  4. Amo posts assim. Sempre me ajudam! Até salvei aqui nos meus favoritos! ♥ Eu tiver que fazer um Canvas para uma matéria na pós, mas foi um método um pouco diferente e também tinha objetivo diferente, Mas esse daí pareceu muito mais interessante. =) E Mari, acho que o livro que eu postei lá no meu blog, o “Eu sou as escolhas que faço” vai te ajudar bastante. =) Espero que consiga alcançar as suas metas. Algumas tem um tempinho maior, mas não perca tempo. E seja bem-vinda nova Mariana!! ^^

    Beijos, Carol
    http://www.pequenajornalista.com

  5. Nossa, parabéns pelo post! Não tem como ler sem refletir. Não tem como ler sem parar pra pensar na nossa vida. E é tudo verdade o que disse, os sonhos têm que ter mais espaço nas nossas vidas e eu também estou deixando as coisas fúteis de lado pra dar mais espaço a eles. Adorei suas metas e projetos, vou trabalhar nas minhas!
    Obrigada pelo incrível post, eu amei!
    Beijos.

  6. Muito interessante seu post. Adorei saber sobre o método canvas, que eu nunca tinha ouvido falar. Me fez também refletir sobre a minha rotina aqui, que ta precisando de organização. Lista de curto prazo, aí vou eu. Adorei, mesmo!

  7. Uau, que post incrível Mariana! Parabéns por isso e pelo empenho de organização da vida, você não tem noção do quanto me inspirou agora! Sem nem conhecer o nome, eu já praticava o bullet journal há muito tempo. Conhecia o CANVAS, mas não tinha pensado em adaptá-lo a vida pessoal — adorei! Tenho umas metas a médio e longo prazo e sinto que traçando-as em uma listinha a minha força interior pra dar o “check” nelas aumenta, sabe? Então com certeza o farei por aqui. Inclusive, amei todas as suas metas e me identifiquei com várias delas. Também to precisando muito doar algumas roupas, pintar o meu quarto, aumentar a minha receita, fazer um detox, melhorar minha fluência em um idioma (no meu caso, o francês), e aprender um esporte aquático. Enfim, amei demais o seu blog e prometo visitá-lo sempre <3

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

  8. Não conhecia o metodo Canvas, achei muito interessante e vou pesquisar mais a respeito!
    Também estou tentando praticar o desapego. Muitas vezes compramos coisas por comprar, que nem precisamos e nem temos onde colocar.
    Em relação a uma mudança na vida em 90 dias, acho perfeitamente viável e comecei uma com o meu marido em Julho, por uma vida mais saudável e com atividades físicas. Hoje já estamos colhendo os resultados com muitos kilos a menos e muito mais qualidade de vida, vale muito a pena! <3

    Juny // http://www.junypelomundo.com.br/

  9. Que ótimas dicas Mari, eu mesmo me mudando pra outro país com uma nova vida ainda tenho muita coisa e tô querendo diminuir, mas já posso ficar um pouco feliz, pois em relação a viajar sou bem básica, isso de ter a zona de conforto é realmente um desafio, pois você sempre vai ter um lugar pra guardar suas tranqueiras.
    Gostei tanto da sua lista que vou tentar segui-la, obrigada pela organização ❤️❤️

    1. ADOREI sua lista, Polly! Se morasse em Abu Dhabi, com certeza já estaria fazendo um curso de árabe! Acho a língua linda, linda! E fiquei curiosa: tem grupos espíritas por aí? Achei que só existisse no BR… Sua lista é maravilhosa! Super inspiradora também! Quero saber o que já foi cumprido hahaha

  10. Super apoio ;) eu vim pro Chile com 23 kilos e essa é a minha vida por vários e vários meses já (e acho que nem comprei muito mais por aqui).

    As vezes, a gente entra naquela rodinha do hamister e acaba não vendo coisas simples como essas… a gente é feliz com pouco! :)

    1. Com certeza, Camis! Também estava vivendo com uma mala de 23kg, uma mochila e uma mala de cabine. E só. Foi só eu voltar para meu antigo lar e perceber como as coisas não encaixavam mais. Liberdade é viver leve e uma vida cheinha de experiências! E agora eu quero isso mais do que tudo. :)

  11. Super concordo que menos é mais. Também já me desfiz de muita coisa.. e agora que meu guarda roupa é pequeno e preciso dividir com o boy, faz com que eu acumule menos coisas ainda, comprar só o que eu realmente preciso.
    Adorei a sua lista e espero que tudo saia nos conformes. Não sei se tu conhece, mas se quiser conhecer um templo perto de SP, vá até o templo Zu Lai, é maravilhoso <3

  12. Se desprender das coisas <3 tô muito nessa fase, e não conhecia esse método, mas gostei, uma forma de atrair energia pra coisas boas. Tenho minha listinha pra esse ano, mas acho que dessa forma fica mais organizado. Boa sorte com suas metas. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.