Into The Books: um projeto literário para te inspirar a viajar pelo mundo

Into The Books - O mundo dos livros por Luisa Azevedo

Yes, eu estou de volta! E com uma agenda organizadinha e muitos planos para colocar em prática. Comecemos então colocando o blog e a vida em dia. E, bem, o projeto literário Into The Books é só o começo! :)

De setembro até aqui minha vida poderia ser resumida em: correr atrás de documentação do mestrado (quer estudar na Universidade de Bologna? Vem post por aí!), trabalhos em grupos muito loucos (descobri a definição da palavra drama, acredite), entrega de artigos para o trabalho e algumas pequenas viagens no melhor estilo escape-do-furacão.

Into the Books, o projeto literário

Por isso, para deixar 2018 mais interessante eu decidi criar um projeto pessoal: o Into The Books, com uma lista de livros – que eu ainda estou montando e é colaborativa, então dicas são mais do que bem-vindas, gente – de autores do mundo inteiro. Não importa o gênero literário nem a época em que foi escrito.

A ideia foi inspirada no projeto A Year Of Reading the World, da britânica Ann Morgan, mas por aqui eu estou criando a minha própria lista de referências. Quem tem algumas para compartilhar?

Afinal, livros são a melhor maneira de conhecer outros mundos sem sair do lugar e gastar muito dinheiro.  Quer coisa melhor do que isso?

Ah, e essa ilustração incrível aí em cima com pitadas de realismo mágico é da portuguesa Luiza Azevedo.  Vale dar uma olhadinha no Instagram da artista para encher o seu mundo de inspiração.

Abaixo a lista que deverá ser editada e crescer bastante com as novas descobertas mundo afora. Que 2018 seja recheado de boas viagens literárias!

ÁFRICA

Argélia
Albert Camus

Egito
The Yacoubian Building, Alaa al Aswany;

Eritréa
Senait Mehari

Nigéria
Hibisco Roxo, Chimamanda;

AMÉRICAS

Argentina
A Biblioteca de Babel, Jorge Luis Borges; 

Brasil
Cecília Meireles; Clarice Lispector; Chico Buarque de Hollanda; João Ubaldo Ribeiro; Jorge Amado; O Amor dos Homens Avulsos, Victor Heringer

Chile
Pablo Neruda

Colômbia
Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez;

EUA
Ernest Hemingway; David Foster Wallace; O Mito da Beleza, Naomi Wolf, Toni Morrison

Peru
As Travessuras da Menina Má, Mario Vargas Llosa

Uruguai
Memória do Fogo, Eduardo Galeano

ÁSIA

Malásia
The Ghost Bride, Yangsze Choo

EUROPA

Alemanha
A Montanha Mágica, Thomas Mann; Illuminations, Walter Benjamin; Günter Grass; Inkheart, Cornelia Funke; Fear of Flying, Sebastian Fitzek

Áustria
Man’s Search for Meaning, Viktor Frankl

Dinamarca
The Unknown Wife, Leif Davidsen; A Pequena Sereia, Hans Christian Andersen; Søren Aabye Kierkegaard

Irlanda
Ulisses, James Joyce

Itália
Andrea Camilleri; Baldassare Castiglione;  Dante Alighieri; Elena Ferrante; O Nome da RosaHistória da Beleza, Umberto Eco; Francesco Petrarca; Niccolò Machiavelli; Beppe Severgnini

Noruega
Egalia’s Daughters: A Satire of the Sexes, Gerd Brantenberg

Polônia
Amor Líquido, Zyngmunt Bauman

Portugal
Fernando Pessoa; Florbela Espanca; Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago; A Desumanização, Valter Hugo Mãe

Reino Unido
Emily Brontë; Jane Austen; The Pillars of the Earth, Ken Follett; Suzanna Clarke; Virginia Woolf; 

República Tcheca
A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera;

OCEANIA 

Austrália
The Book Thief, Markus Zusak; Big Little Lies, Liane Moriarity;

Você também poderá gostar de...

12 comments

  1. Que ideia tão gira! Sem dúvida que vou acompanhar o desenvolvimento desta lista que já é bem interessante! Adoro ler e gosto particularmente de literatura de viagem, portanto isto é sem dúvida algo que vou acompanhar :)

  2. Que ideia interessante….
    Li alguns livros ou autores desta lista, mas sou mais familiarizada com a literatura italiana…
    L’amica Geniale de Elena Ferrante é meu pròximo livro!
    Neste momento estou terminando a trilogia dos Medici de Matteo Skrull e relendo uma “besteira” deliciosa chamada “La testa degli Italiani” – rs… O escritor Beppe Severgnini “viaja” pela Italia dos italianos!

  3. oi Mariana… adoro projetos que envolvem livros. Afinal, esta é uma maneira maravilhosa de ver o mundo não?! Conheço e já li muitos livros de sua lista e espero ler muitas outras histórias ao longo da vida.

    Eu também tenho um projeto que envolve livros e viagens chamado “O mundo nos livros”, pois viagens e livros para mim caminham juntinhos! :) bjinhos

    1. Minha paixão por conhecer o mundo de pertinho começou a partir dos livros, Ana! Acho que com muita gente foi assim, né? É uma beleza sem tamanho compartilhar conhecimento e acredito que dividir sugestões de leitura sobre autores locais seja uma das maneiras mais belas de compartilhar conhecimento! Vou dar uma olhada no seu projeto também! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.